SIGA-NOS:

O QUE POSSO FAZER HOJE?

Programa Serviço Educativo da Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia até agosto de 2025
O Serviço Educativo da Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia tem como principal objetivo ser um agente ativo de educação não formal, junto da Comunidade Maiata, especialmente das famílias, das comunidades escolares e das instituições culturais e de solidariedade social, promovendo uma pedagogia em áreas diversas, mas complementares, como as artes, o ambiente e a inclusão social.

Através de inúmeras iniciativas, em que o caráter lúdico é privilegiado, pretende-se estimular a criatividade, proporcionar novos olhares e experiências, desenvolver o sentido crítico, promover o gosto pelas tarefas executadas em equipa, incutir o respeito pela diversidade e estimular as práticas de cidadania.

Todo o programa educativo é pensado para se poder adaptar aos diferentes interesses dos participantes, num contexto em que a imaginação e a criatividade ditam as regras fundamentais para a sua concretização.

Veja aqui o Programa completo
 16/03
III Exposição de fotografia da Maia
Num processo de afirmação gradual, mas consistente, resultante de uma aposta contínua no binómio que consagra a parceria entre a Câmara Municipal da Maia, entidade organizadora e promotora através do seu Pelouro da Cultura, e a Associação Cultural Dez Quinze, organismo responsável pela coordenação e produção do evento, o Colóquio de Fotografia da Maia realiza-se nos próximos dias 21 e 22 de fevereiro, sexta-feira e sábado, no Fórum da Maia.

Em 2025, na sua 3.ª edição, o principal desafio programático passa pela expansão da área expositiva, com o intuito de oferecer a todos os públicos diferentes perspetivas sobre o melhor que se faz no campo da Fotografia. Para além do foyer do Fórum da Maia, a Galeria D. Manuel II será o espaço central da mostra fotográfica, enquanto o Pequeno Auditório será destinado às apresentações dos projetos dos fotógrafos convidados. Será neste eixo espacial que decorrerão as diversas atividades. Além desta mudança, os conteúdos programáticos assumem igualmente uma configuração distinta das edições anteriores.

No âmbito das alterações anunciadas, destaca-se, desde já, a abertura à participação de fotógrafos estrangeiros, conferindo ao evento uma dimensão internacional, sem descurar, contudo, o foco na produção fotográfica nacional e nos trabalhos realizados em Portugal.

A programação expositiva desta terceira edição foi delegada, pela Associação Cultural Dez Quinze, ao reputado curador Rui Prata, responsável pelo Imago Lisboa Photo Festival. A temática principal dos trabalhos expostos na Galeria D. Manuel II será o “Aquecimento Global – mais um alerta”. Paralelamente, a mostra intitulada “Para o Horizonte”, organizada pelo IPCI, pretende dar visibilidade ao talento e potencial de fotógrafos emergentes.

A abertura oficial e a inauguração das exposições serão no dia 21 de fevereiro, às 18h00, e estarão patentes até ao dia 23 de março. Prepare-se para uma viagem visual que o fará repensar a forma como vê o mundo.
 16/03
Exposição “Famosos visitam a Maia”
Exposição de Pop Art em Azulejo “Famosos visitam a Maia” da autoria de Rui Amorim, com inauguração agendada para o dia 1 de março, às 15h00, no Maia Welcome Center.

Esta exposição estará patente até ao dia 23 de março de 2025.

Biografia do autor Rui Amorim

“Sou Rui Amorim e tenho mais de 35 anos de experiência em manutenção e restauro de edifícios, igrejas, santos populares e móveis antigos. Ao longo da minha carreira, desenvolvi uma grande paixão pela preservação do património histórico e cultural.

Recentemente, percebi uma oportunidade única de trazer uma nova vida ao património cultural de Portugal, especificamente aos azulejos, que são parte fundamental da nossa tradição. O meu objetivo é combinar a arte tradicional com a modernidade, criando azulejos com ilustrações pop art que preservam a história, ao mesmo tempo em que trazem uma visão contemporânea para o mundo da decoração. Respondendo ao desafio lançado por 2 fábricas de cerâmica em Portugal e também um grande armazenista, em que queriam arranjar uma solução para azulejos de vários tamanhos, cores e descontinuados, contactaram-me para saber se poderia encontrar alguma solução ou projeto para usar e dar nova vida a estes azulejos.

Este projeto visa revitalizar azulejos sem uso ou de coleções descontinuadas, transformando-os em obras de arte únicas. Ao aplicar ilustrações pop art sobre esses azulejos, ofereço uma forma inovadora de resgatar e transformar elementos históricos, proporcionando um toque moderno para espaços contemporâneos.

Além de criar peças artísticas, este projeto também é uma ação sustentável, pois contribui para a reutilização de materiais e a preservação ambiental. Estou comprometido em dar novos significados a azulejos que, de outra forma, seriam descartados.

Aqui estão alguns exemplos de como os azulejos antigos, transformados com ilustrações pop art, podem ser aplicados de forma criativa. Cada peça é única e pode ser personalizada conforme o gosto e necessidade do cliente.

Convido todos a explorar mais sobre o meu trabalho e a trazer um pedaço da tradição portuguesa para os seus projetos, de uma forma moderna e cheia de personalidade. Vamos juntos dar uma nova vida ao nosso património!”
 16/03
Exposição Siza+Souto de Moura
Uma exposição de dois olhares que acompanharam a realização de dois projetos de dois nomes maiores da arquitetura contemporânea mundial. Uma iniciativa que revela o trabalho recente dos dois arquitetos portugueses galardoados com o Prémio Pritzker, com a fotografia enquanto meio de interpretação e memória arquitetónica.

A exposição, idealizada por Nuno Miguel Borges, parte de uma seleção de imagens, pelos autores André Príncipe e António Júlio Duarte, dos ensaios fotográficos realizados para os livros "Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça", de Eduardo Souto de Moura, e "Fundação Gramaxo", de Álvaro Siza.

No Fórum da Maia, vão estar expostas 90 fotografias.

Nas 45 fotografias do projeto de Alcobaça, acompanhamos o olhar de André Príncipe pelo Claustro do Rachadouro, primeiro no seu estado de abandono, passando depois pelas obras de adaptação dos diferentes espaços do edifício a um hotel de cinco estrelas e terminando nas imagens de um Monumento Património Mundial da UNESCO, dignificado pela reabilitação inteligente e culta de Eduardo Souto de Moura.


Nas restantes 45 fotografias, seguimos a câmara fotográfica de António Júlio Duarte ao longo de 4 anos. Primeiro, num prado com um enorme tanque de granito e algumas árvores majestosas, depois acompanhando todos os trabalhos de construção que ergueram o projeto, terminando no registo cuidado e atento à arquitetura de Álvaro Siza. Fazem também parte da exposição imagens do universo do arquiteto (a escultura, o design e o ateliê). que foram realizadas para o livro.

A inauguração realiza-se no dia 8 de março, sábado, às 17h00.
 16/03
Exposição – “Identidade e Património” - Casa do Corim
Até 30 de março, está patente na Casa do Corim, em Águas Santas, a sexta edição da “Coleção Fora do Cofre”, uma iniciativa que pretende dar a conhecer a Coleção de Obras de Arte da Câmara Municipal da Maia.

Integrada na rubrica “Corim com História”, a exposição “Identidade e Património” parte das obras de César Abbott, Mestre Albino José Moreira, Abílio-José Santos e Fernando Dionísio para traçar um breve, mas significativo, percurso por diferentes estilos artísticos – desde expressões consideradas “clássicas” até abordagens mais abstratas e experimentais, passando pela arte naïf.


Esta mostra insere-se no espaço único da Casa do Corim, atualmente dinamizado pela LIPOR em parceria com o Município da Maia, sublinhando a harmonia entre o valor patrimonial do local, a expressão criativa das obras expostas e o legado cultural maiato.
 16/03   09:30  
3ª edição do “Torneio de Oratória Português"
Se tens entre os 14 e os 16 anos, e estudas numa escola privada/pública do Município da Maia, convidamos-te a participar na 3ª edição do “TORNEIO DE ORATÓRIA PORTUGUÊS, a realizar entre fevereiro e março de 2025.

Trata-se de um Concurso Nacional de Oratória desenvolvido pela Associação Portuguesa de Oratória - TOP TALKS, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, que desafia os jovens como tu a assumirem a sua voz, o seu talento e o seu pensamento crítico.

Encontram-se abertas as inscrições, aos primeiros 30 jovens, que queiram arriscar e aprender!

O primeiro momento será um workshop com profissionais da área no dia 24 de fevereiro, no Pequeno Auditório do Fórum Maia, seguida de uma semi-final e a final no Coliseu do Porto, em março.


Todos os alunos finalistas serão premiados assim como a Escola do aluno vencedor que recebe o valor de 500€, oferecido pelo Continente – Missão Continente.

As inscrições devem ser feitas aqui

Mais informações aqui
 16/03
Exposição - Versões de um Amor de Perdição
No âmbito das comemorações do bicentenário de nascimento do escritor Camilo Castelo Branco, a Biblioteca Municipal acolhe a exposição "Versões de um Amor de Perdição".

Esta mostra, organizada e cedida pela Casa de Camilo - Museu e Centro de Estudos, é composta por um conjunto de fotografias de três das muitas adaptações cinematográficas do mais emblemático romance de Camilo Castelo Branco, “Amor de Perdição” (GeorgesPallu, António Lopes Ribeiro e Manoel d`Oliveira).
 16/03
Encontro com poemas, árvore com poemas de Camilo Castelo Branco
Num tributo à riqueza literária de Camilo Castelo Branco, Encontro com Poemas convida os utilizadores da Biblioteca Municipal a mergulharem na sua sensibilidade poética através de uma simbólica "árvore de poemas". Escolha um poema, leve consigo a inspiração de Camilo e deixe-se envolver pela sua escrita intensa e apaixonada.
 16/03
II Festival de Leitura da Maia
O Festival de Leitura da Maia é uma iniciativa da Câmara Municipal da Maia, através da Biblioteca Municipal, em estreita colaboração e parceria com a Rede de Bibliotecas da Maia, através das Bibliotecas Escolares da Rede Pública.

O objetivo do Festival de Leitura da Maia é estimular o gosto e o hábito da leitura e melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão e interpretação leitura.

Consideram-se destinatários todos os alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.

16 de março: o Príncipe Feliz de Oscar Wilde (âmbito do Festival) - 16h00-17h00

17 de março: Festival de Leitura - 09h30 às 17h00
 16/03
Oficina - Unir, criar e explorar - expressão dramática
A expressão dramática não é propriamente teatro, tem os seus próprios objetivos e utiliza jogos dramáticos e um conjunto de atividades lúdicas. Pode designar-se de jogo dramático ou de arte dramática.
 16/03
Exposição "Vasos Comunicantes, Olhar escritas / Ler imagens"
No fio do tempo, palavras encontram imagens, narrativas entrelaçam-se, significados surgem e esbatem-se. Em "Vasos Comunicantes, Olhar escritas / Ler imagens", a arte respira entre a caligrafia e a matéria, entre o que se vê e o que se lê.

Atravessamos este percurso guiados por Adelina Lopes, Ana Vidigal, António Olaio, Avelino Sá, Beatriz Albuquerque, Eduardo Batarda, Emerenciano, Joana Rego, João Louro, João Vieira, Lenora de Barros, Nazareno, Paulo Climachauska, Pedro Pousada, Pedro Proença, Rosana Ricalde, Rute Rosas e Sofia Pidwell.

E ainda, no fio da memória, reencontramos Alighiero Boetti, Ana Hatherly, Anna Maria Maiolino, Antoni Muntadas, A.R. Penck, Cildo Meireles, Da Rocha, Daniel Blaufuks, Donald Baechler, Emerenciano, Gerardo Burmester, Gerhard Merz, Miguel d’Alte, Joseph Beuys, Nelson Leirner, Pistoletto e Zulmiro de Carvalho.

Aqui, as criações artísticas são bens afetuosos, as ideias trocam-se como quem respira, os sentidos tocam-se na subtileza do olhar.

Para quem gosta de escutar imagens e ver palavras.

Para quem sente a arte como um eco que nos atravessa.


A inauguração está agendada para o dia 8 de março às 16h00.

Contam com a sua presença
 16/03
Inscrições para as Férias Culturais da Páscoa 2025
As Férias Culturais são um projeto da Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia, que surge da vontade de partilhar com as crianças e jovens o património cultural do concelho, proporcionando tempo de qualidade no calendário não escolar.

Esta edição das Férias Culturais da Páscoa destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos, e decorrerá de 7 a 11 de abril.

A experiência inclui oficinas, visitas a locais de interesse, jogos, dinâmicas de conhecimento e muito mais.
 16/03
Peça do mês de Março 2025
Fragmento de recipiente cerâmico proveniente do Recinto de Fossos da Forca

Este objeto faz parte do espólio de Arqueologia da Câmara Municipal da Maia em exposição no Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, inserido na exposição “5000 anos de História, um Olhar Inclusivo”.
 16/03
Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"
Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"

Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.
 16/03