2024-12-19 | Notícias
Foi apresentado, numa sessão pública no Hotel Rural Maia dos Reis (a quem agradecemos a cedência das instalações), o Manual de Identidade Alimentar da Área Metropolitana do Porto, um trabalho que está a ser desenvolvido com a entidade Litoral Rural, no âmbito do projeto PNAES, e a Unidade de Turismo da Câmara Municipal da Maia.
Além deste Manual foi também apresentado o trabalho de levantamento detalhado dos produtores agrícolas do concelho, com foco na identificação dos tipos de produtos cultivados, da sazonalidade, capacidades de cada produção e principais canais de distribuição de cada produto. Este levantamento teve como base os eixos estratégicos definidos no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo (PEDT), numa ótica de promoção da agricultura maiata e desenvolvimento e estruturação da Identidade Alimentar da Maia.
O Vereador do Turismo da Câmara Municipal da Maia, Paulo Ramalho, presente na sessão, congratulou o projeto pelo apoio ao setor agrícola - uma prioridade da autarquia - e reafirmou a intenção de, no próximo ano, continuar a apostar neste tipo de projetos, que distinguem os bons procedimentos.
O autarca sublinhou ainda a necessidade de encontros com entidades do setor para auscultação de necessidades e, porque os projetos são as pessoas, só através do diálogo e de relações internas, será possível atingir resultados.